Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: motor de arranque ducati 916  (Lida 358 vezes)
timeJaneiro 21, 2010, 08:41:56 pm #0
jony regalas
Ducatista
**

boas
estou com um problema na minha ducati que é quando dou ao arranque o motor de arranque trabalha mas nao ingrena sera o bendix?
ja alguem teve este problema?
alguem me sabe dizer o preço do bendix?
obrigado.
Denunciar ao Moderador   Registado

timeJaneiro 22, 2010, 10:21:49 am #1
egOM900ie
Piloto Ducati

egO

O motor vira? Ouves o bendix a disparar?

Now I Know Why They Call It, MONSTER!!!

timeJaneiro 22, 2010, 09:49:28 pm #2
jony regalas
Ducatista
**

O motor vira? Ouves o bendix a disparar?
o bendix nao dispara.
o motor de arranque trabalha mas nao atraca.

timeJaneiro 23, 2010, 07:12:29 pm #3
luisburnout
Nº9
Administrador DCP
Ducati Fanatic

Familia DCP

nao tenho a certeza mas acho que o motor de arranque tem uma embraiagem , nao será disso?

ps: nao percebo nada disso

a margem sul já nao é toda minha mas sim dos meus putos!!!

timeJaneiro 23, 2010, 10:14:42 pm #4
brunov
Sócio DCP
Piloto Ducati

A bateria estará em condições?

timeJaneiro 24, 2010, 02:40:06 am #5
jony regalas
Ducatista
**

A bateria estará em condições?
a bateria é nova.

timeJaneiro 24, 2010, 07:09:05 pm #6
egOM900ie
Piloto Ducati

egO

O motor vira? Ou seja... A mota de empurrao pega?

timeJaneiro 25, 2010, 01:08:08 am #7
jony regalas
Ducatista
**

boas
a mota a empurrao pega
e ha alturas que pega a dar ao start.

timeJaneiro 25, 2010, 02:47:32 am #8
Seven50ss
Ducatista
**

boas
a mota a empurrao pega
e ha alturas que pega a dar ao start.

Com essa descrição, e pondo de parte a possibilidade da bateria não estar bem carregada (?), a mim de momento só me ocorrem duas coisas (nota: não tenho conhecimentos de mecânica por aí alem, muito longe disso!):

1)- O relay / solenoide do motor de arranque (lembro-me de pelo menos uma SS que o teve de ter trocado).
Um sintoma é ouvir-se o "click" para o motor de arranque ao carregar no botão, mas pegar... nada!

...se for esta peça o problema, não será muito cara e -suponho- não será complicado de se fazer a reparação.

Não sei se na Ducati 916 estará na traseira (confirmar no manual).
Em todo o caso, encontrei a "operação" feita e relatada numa Monster (pode ser que ajude Undecided), clika para o vídeo:
http://www.metacafe.com/watch/969086/how_to_change_solenoid_ipm_staff_bikes_ducati_jaxster_monster_20/

2)- Não sei o nome da peça em português ( Embarrassedlol!), mas em inglês é "sprag clutch" (amanhã já consigo saber o nome em português! Tongue)
...vê o link: http://www.mad-ducati.com/Technical/StarterSpragClutch/SpragClutch.html (isto não é o "bendix".)

O problema que descreves é exactamente o mesmo problema que um amigo meu tem com uma Aprilia RSV Mille de 2002...
A parte eléctrica funciona toda mas, mesmo com bateria nova e carregada, quando clikando no starter o motor de arranque gira mas não "engrena"... ou seja, com sorte consegue-se pegar a mota uma vez em mil e tal tentativas!  Shocked
...a mota pega bem de empurrão (haja descidas para isso).

Esta tal peça é não só comum a vários modelos Ducati (senão a todos dessa geração), mas também às Aprilias (motores V2 e mono) com motor Rotax, e às BMW F650 (que tb têm motor Rotax).

...se for esta peça o problema, não será só o preço da peça (obviamente mais cara que um relay) mas a operação mecânica -para quem não mexe nestas coisas- que vai complicar tudo...

Comparativamente, pelo que me foi relatado e verifico na internet, na Aprilia tinha-me parecido ser mais fácil do que para a Ducati.
Mais ainda, na Ducati, depois da desmontagem, e já com a tal peça trocada, na fase de (re)montagem de tudo, vai ser exigido muita atenção depois quanto às medidas correctas de apertos para as várias peças... nomeadamente umas bastante "peculiares", como a famosa porca do alternador (que é tb apertada com Locktite)... montagens e apertos incorrectos... "adeus motor!"

...por tudo isto, aqui eu deixaria -sem dúvida- só e apenas em mecânicos Ducati (c/a devida experiencia nos motores Desmoquattro).

Em todo o caso, se for essa peça o problema, e se insistires em fazer tu mesmo, tens praticamente toda a descrição da operação neste link:
http://www.mad-ducati.com/Technical/Engine/AlternatorCover2.html

Boa sorte e abraço!
« Última modificação: Janeiro 25, 2010, 09:16:55 pm por Seven50ss » Denunciar ao Moderador   Registado

"Como um auto-confessado Ducatista, eu poderia fingir que estava tudo óptimo, em vez de enfrentar a verdade.
Mas, com a 916, não havia esse problema. É a melhor desportiva que já testei, de qualquer fabricante, em qualquer país."

Fonte:  Alan Carthcart

timeJaneiro 25, 2010, 11:26:01 am #9
luisburnout
Nº9
Administrador DCP
Ducati Fanatic

Familia DCP

como o motor de arranque roda "seco" só pode ser mesmo do bendix visto que se fosse o relay o motor de arranque nem se mexia (eu tive esse problema e com umas pancadinhas de amor o relay descolava e ficava a trabalhar normalmente)

como funciona:

O motor de arranque é alimentado com um cabo positivo diretamente da bateria e é acionado quando o condutor do automóvel gira a chave totalmente, ele é mantido em funcionamento até que se solte a chave. Durante o funcionamento o solenóide(6) (automático) é alimentado com positivo, proveniente da chave, puxando o conjunto pistão e garfo, que por sua vez desliza o bendix(2) (roda livre) até acoplar com a cremalheira (roda dentada no volante do motor de combustão) ao mesmo tempo o solenóide fecha o circuito principal energizando a bobina(4) e o induzido(3) através das escovas(5), criando um campo magnético e assim o movimento de rotação. Os mancais(1) são peças importantes e de precisão, eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem para garantir o torque necessário para impulsionar o motor do automóvel.

in wikipedia

a margem sul já nao é toda minha mas sim dos meus putos!!!

timeJaneiro 25, 2010, 12:57:36 pm #10
egOM900ie
Piloto Ducati

egO

como o motor de arranque roda "seco" só pode ser mesmo do bendix visto que se fosse o relay o motor de arranque nem se mexia (eu tive esse problema e com umas pancadinhas de amor o relay descolava e ficava a trabalhar normalmente)

como funciona:

O motor de arranque é alimentado com um cabo positivo diretamente da bateria e é acionado quando o condutor do automóvel gira a chave totalmente, ele é mantido em funcionamento até que se solte a chave. Durante o funcionamento o solenóide(6) (automático) é alimentado com positivo, proveniente da chave, puxando o conjunto pistão e garfo, que por sua vez desliza o bendix(2) (roda livre) até acoplar com a cremalheira (roda dentada no volante do motor de combustão) ao mesmo tempo o solenóide fecha o circuito principal energizando a bobina(4) e o induzido(3) através das escovas(5), criando um campo magnético e assim o movimento de rotação. Os mancais(1) são peças importantes e de precisão, eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem para garantir o torque necessário para impulsionar o motor do automóvel.

in wikipedia

Excelente demonstração Luis...  Wink

Penso que podes desmonta-lo (se te sentires á vontade) e lubrifica-lo... em Principio deve resultar.

timeJaneiro 27, 2010, 07:47:06 pm #11
bruno_mpwr
Ducatista
**

o problema não esta no motor de arranque, alias, o problema é mesmo no vendix, alias, no rolamento..
tem uma desmultiplicação..
 já posto foto.. Grin

e ate penso que o amigo jony regalas já tem o seu problema praticamente resolvido Cool

edit, nao consigo por a foto em grande.. esta em anexo..
nao sei s é por ser em pdf..
mas pronto.. é a peça nº22 Wink
« Última modificação: Janeiro 27, 2010, 08:51:52 pm por bruno_mpwr » Denunciar ao Moderador   Registado

timeJaneiro 30, 2010, 03:52:33 pm #12
jony regalas
Ducatista
**

boas.
era mesmo esse o problema.ja esta resolvido.
obrigado a todos.

timeJaneiro 30, 2010, 03:58:39 pm #13
Seven50ss
Ducatista
**

boas.
era mesmo esse o problema.ja esta resolvido.
obrigado a todos.

Parece que era mesmo a tal "sprag clutch"! (nº22 na imagem de peças "explodida" do bruno_mpwr?)
...afinal como se chama essa peça, em portuga?  Huh?

Já agora, como é que resolveste a situação, jony?   ...peça nova, "reparação" na propria peça...?
A informação interessa pra alguem que tem o mesmo problema numa Aprilia RSV (a peça é exactamente a mesma em ambos os motores).  Wink
« Última modificação: Janeiro 30, 2010, 04:02:06 pm por Seven50ss » Denunciar ao Moderador   Registado

"Como um auto-confessado Ducatista, eu poderia fingir que estava tudo óptimo, em vez de enfrentar a verdade.
Mas, com a 916, não havia esse problema. É a melhor desportiva que já testei, de qualquer fabricante, em qualquer país."

timeFevereiro 03, 2010, 12:58:03 am #14
jony regalas
Ducatista
**

boas
era mesmo essa peça meti nova custou 114euros.

timeFevereiro 08, 2010, 02:32:32 am #15
Seven50ss
Ducatista
**

boas
era mesmo essa peça meti nova custou 114euros.

Nice! Smiley
...epah, ficou mais barato do que pensava, peça da Ducati?

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: